segunda-feira, 15 de junho de 2020

Brincadeiras da Minha Infância #5: Adedonha (Stop!)

Exemplo da brincadeira. Fonte: Imagem Pública/Internet

O post de hoje, senhoras e senhores, será sobre uma brincadeira que provavelmente muitos de vocês já brincaram e o quão divertida era. Basicamente, só precisávamos de caneta e papel, pois o resto era só alegria e diversão para ver quem conseguia mais pontos – e rezar para que só você colocasse aquele nome para garantir os 10 pontos. Bom, vamos ao post.

A brincadeira funciona da seguinte forma: com uma caneta e um papel, cada jogador faz uma tabela com diversas categorias – normalmente nome, cidade, país, carro, ator/atriz, cantor(a) estão na lista – e a letra era sorteada no adedonha. Contava-se os dedos para saber qual seria a letra sorteada. Vale lembrar que uma vez sorteada, a letra não pode ser sorteada outra vez. Dito isso, sorteada a letra, o jogo começa e os jogadores têm que preencher a tabela. Se não souber o nome, pode deixar em branco, mas não receberá ponto. O jogador que conseguir preencher primeiro a tabela, fala “STOP!”. Dita a palavra, a partida acaba e é aí que a diversão começa pra valer, pois cada jogador dirá o que ele escreveu em cada categoria. Se apenas um jogador escreveu o nome, ele ganhará 10 pontos. Se mais alguém escreveu o mesmo nome, cada um ganha 5 pontos. Caso não tenha escrito nada, a pontuação é 0. Feita a apuração do que escreveu, é hora de fazer as contas e quem conseguir mais pontos, ganha a partida e uma nova letra é sorteada. 

Portanto, o que posso dizer sobre esta brincadeira é que, além de divertida, ajuda no aprendizado de matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia entre outras. Além disso, a diversão que proporciona e a socialização entre os jogadores fazem do Adedonha – ou Stop! - ser uma brincadeira que é um exercício do conhecimento adquirido ao longo dos estudos escolares e também é uma chance de aprender tópicos diferentes e fazer novas amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário