A resenha de hoje é sobre a franquia Devil May Cry, uma franquia de jogos lançada em 2001 e desde então é uma das franquias mais lembradas dos últimos anos. No entanto, os jogos foram lançados de forma que para que possa entender a história, é preciso seguir a ordem cronológica e é o que vai acontecer nesta resenha. Todos os jogos da franquia serão colocados nesta ordem para facilitar o entendimento e o dinamismo. Então vamos lá com a análise/resenha da franquia de jogos Devil May Cry. Ah, lembrando que serão colocados os títulos para que vocês saibam quando estarei falando sobre cada um dos jogos e aqui entrarão apenas os da chamada franquia clássica (1,2,3 e o 4). O objetivo é realizar uma análise/resenha apenas da história do jogo. Então, explicações dadas, vamos lá. Desta vez, pode haver spoiler, mas foi necessário para que o entendimento ficasse melhor.
Devil May Cry 3: Dante’s Awakening (2005)
É com este jogo que a cronologia do Devil May Cry tem seu início. Dante, um mercenário caçador de demônios, funda a sua loja de caça aos demônios que a princípio não tinha nome e por isso que vamos chamá-la de loja Sem Nome. A história se passa dez anos antes do Devil May Cry e a personalidade de Dante é o estilo “tô nem aí” e faz graça com a situação, mas na hora de falar sério, sabe resolver. Ao sair do banho, ele se depara com um homem misterioso chamado Arkham, que veio entregar um convite a mando de Vergil, seu irmão gêmeo. Quando eu falo convite, não foi aquele convite de aniversário ou coisa parecida. Arkham tocou o terror ao trazer alguns demônios, mas Dante acaba os derrotando. No entanto, uma torre emerge e Dante percebe que Vergil está no topo da mesma. Então, o desafio está lançado. Ao longo do caminho, Dante vai derrotando os inimigos mais fortes, um a um, e se transformam em seus aliados através das armas que são forjadas com o poder de
cada inimigo derrotado. O objetivo de Vergil é obter a metade do amuleto que está em posse de Dante para que o Mundo Demoníaco e o Mundo dos Humanos sejam conectados. Cada pedaço do amuleto foi dado a ambos pela mãe, Eva. Para isso, ele se alia a Arkham para chegar ao objetivo.
No meio do caminho, Dante conhece Mary – que mais tarde seria apelidada de Lady por Dante - uma mulher que busca vingança contra seu pai, Arkham, pela morte de sua mãe. Depois disso, Dante enfrenta Jester, um palhaço macabro que apresenta um humor particular, mas é contra Vergil no topo da torre que Dante experimenta o poder de seu irmão. Depois de uma intensa batalha, Vergil empala Dante com a espada de seu próprio irmão e rouba o pedaço do amuleto. Entretanto, com o roubo do amuleto, os poderes demoníacos de Dante são despertados e desfere um furioso ataque em Vergil. Então, eis que surge Arkham e o alerta que o plano deve ser seguido conforme o estabelecido e Vergil deixa seu irmão para depois.
Depois de se recuperar, Dante ainda enfrenta alguns desafios e encara Vergil novamente na sala de controle no porão da torre. Um novo confronto começa, mas Lady interfere no confronto e Jester reaparece, revelando sua verdadeira identidade. Na verdade, Jester é Arkham, que está por trás de tudo, manipulando a todos para conseguir a reativação da torre para conseguir a lendária Force Edge, que pertencia a Sparda, pai de Dante e Vergil. Então, Arkham lança um feitiço e a torre muda completamente. Vergil desaparece e Dante agora tem que encontrar o caminho para o topo novamente.
Dante se envolve em um novo confronto. Só que desta vez, é com Lady. Ele a vence e ela empresta a sua arma mais poderosa. Chegando ao topo da torre outra vez, Dante atravessa o Mundo dos Demônios e enfrenta Arkham, que agora está na sua forma monstruosa graças ao poder de Sparda. Para vencê-lo, Dante conta com a ajuda de Vergil. Ambos conseguem derrotar Arkham e, ao ser jogado para fora do Mundo dos Demônios, Lady trata de mandá-lo pra ver se no céu tem pão.
Um novo confronto entre os irmãos acontece. Dante agora tem que impedir que Vergil consiga pôr as mãos na Force Edge e no amuleto. Depois de um intenso confronto, Dante sai vitorioso e Vergil se joga no abismo junto com a metade do amuleto que lhe pertence.
De volta ao Mundo dos Humanos, Dante chora a morte de seu irmão. Lady o consola e as suas palavras deram a ideia para o nome da loja de Dante: Devil May Cry. A cena termina com Vergil no fundo do abismo. Enfraquecido, ele tenta derrotar Mundus, o inimigo de Sparda, mas sai derrotado e é forçado a ser um servo de Mundus, denominado de Nelo Angelo.
Devil May Cry
Dez anos depois, Dante recebe a visita de uma mulher chamada Trish, um demônio criado por Mundus com a imagem e semelhança de Eva, mãe de Dante. Depois de desviar de seu ataque, Dante fica sabendo por Trish que Mundus planeja regressar. Dante atribui a responsabilidade pela morte de sua mãe e seu irmão ao Mundus. Dante vai até um castelo e lá, ele começa a explorar o castelo até encontrar Nelo Angelo, que o vence, mas ao ver o pedaço do amuleto com a foto de sua mãe, ele foge. Depois de enfrentá-lo de novo, Dante descobre que é Vergil, o seu irmão. Depois que Nelo Angelo morre, a metade do amuleto que pertencia a Vergil se une com a metade do amuleto que pertence a Dante e une com a sua espada para formar a Sparda, a verdadeira forma da Force Edge, espada pertencente a seu pai.
Depois de um tempo, Dante e Trish se encontram novamente e ele descobre que ela trabalha para Mundus. Quando ela está prestes a morrer, Dante a salva, mas explica que a salvou por ela se parecer muito com Eva. Mas quando Mundus está prestes a manda-la para o limbo, Dante a salva novamente, mas fica seriamente ferido. Quando Mundus lança o ataque em Dante, Trish entra na frente e recebe o ataque. Com isso, Dante liberta todos os seus poderes (Leia-se: ficou p* da vida) e enfrenta Mundus em uma outra dimensão. Depois do confronto, Dante parecia ter vencido e voltou a sua forma normal, mas Mundus ressurge e tenta acabar com Dante antes que ele tentasse fugir da ilha. Todavia, Trish concede seus poderes a Dante. Ele assume a forma de Sparda e desta vez, vence Mundus definitivamente. Trish chora e pede perdão a Dante, que diz que os demônios nunca choram e os dois fogem em um avião enquanto a ilha se afunda. Por causa do final do 3, vou desconsiderar a parte em
que Dante nomeia a loja para Devils Never Cry, pois causaria uma falha cronológica.
Devil May Cry 4
Nesta história, temos um novo protagonista. Seu nome é Nero. Assim como Dante, ele é metade humano e metade demônio. No momento, está acontecendo uma cerimônia da Holy Knights Order (Tradução: Ordem dos Cavaleiros Sagrados), uma seita religiosa que adora Sparda, o responsável por ter vencido Mundus. Sanctus é uma espécie de “papa” dessa seita e estava ministrando a reunião. Depois, Dante aparece e já manda Sanctus com uma passagem só de ida para a Cidade dos Pés Juntos. Nero trata de logo proteger Kyrie, por quem nutre sentimentos românticos e enfrenta Dante. Depois de uma luta rápida, Nero pergunta se Dante é humano, que responde que ele é a mesma coisa que Nero.
Credo, líder dos Cavaleiros Sagrados e irmão de Kyrie, determina que Nero seja o encarregado de capturar Dante para que responda por seus crimes. Então, Nero parte para caçar Dante e no meio do caminho, conhece Gloria - guarda esse nome -, a nova integrante dos Cavaleiros Sagrados. Quando já está no castelo, descobre-se que Sanctus está sendo revivido com a alma de um demônio.
Nero encontra Agnus, um cientista que manipula os poderes demoníacos. No entanto, alguns cavaleiros atacam Nero e o deixam em situação delicada. Entretanto, algo estava sendo atraído pelo poder de Nero. Tratava-se da espada de Vergil, a Yamato. Ela estava quebrada, mas graças ao poder de Nero, ela é restaurada e ao pegá-la, um espectro de demônio azul fica ao redor de Nero e ele consegue vencer Agnus, mas Nero desmaia e Sanctus é logo avisado por Agnus que Nero conseguiu novos poderes.
Depois, Credo confronta Nero. Credo tem um poder demoníaco que faz com que ele se transforme em um anjo da Ordem dos Cavaleiros Sagrados. Nero consegue vencê-lo, mas Kyrie flagra-o com a garra demoníaca exposta. Aproveitando-se da situação, Agnus distrai Nero para capturar Kyrie e foge. Nero encontra Dante mais uma vez, mas Dante quer a Yamato, espada que pertence ao seu irmão. Os dois têm um confronto e Dante é vitorioso, mas ele deixa a Yamato com Nero. Nero vai embora enquanto Gloria aparece - Lembra quando eu pedi para guardar o nome dela?. Gloria revela sua verdadeira identidade: Trish, parceira de Dante, que estava investigando sobre a Ordem dos Cavaleiros Sagrados.
Enquanto isso, Nero consegue encontrar Sanctus, mas o “papa-demônio” estava acompanhado de Savior, uma estátua gigante projetada pela Ordem para ser trazida à vida com Nero e o poder da Yamato. Utilizando Kyrie como escudo humano, Sanctus consegue deter Nero e revela que precisa da essência de Sparda para que Savior atinja seu poder máximo. A princípio, Dante seria usado como fonte dessa energia, mas Nero foi em seu lugar por ser descendente de Sparda. Credo tenta salvar Nero e Kyrie, mas é mandado com uma passagem só de ida para o limbo. Credo, antes de morrer, pede a Dante para salvar Nero e Kyrie. Então, Sanctus vai junto com Savior até a cidade para começar o extermínio aos demônios.
Dante consegue destruir os três portais do inferno que permitiam a liberdade aos demônios. Ao voltar para a Opera House, ele consegue derrotar Agnus e pega a Yamato para destruir o verdadeiro portal antes de partir para a batalha contra Sanctus e Savior. Logo, Dante descobre que o ponto fraco de Savior está dentro de seu corpo e enfia aceta a Yamato no peito do Savior. Nero consegue recuperar a Yamato e invoca seus poderes para derrotar Sanctus e Savior. Ele resgata Kyrie e quando estavam em uma reunião amigável/amorosa, outros demônios acabaram com o momento e mais uma luta acontece. Nero pede que Kyrie o espere, que consente.
Devil May Cry 2
Dante, já bem mais velho e sério, entra em um museu em que há um item importante. Este item se chama Medaglia. Outra pessoa, Lucia, está no mesmo museu e depois que os dois vencem um grupo de demônios, Dante acompanha Lucia até a ilha de Dummary. Lá, eles se encontram com Matier, mãe de Lucia. Ela explica que lutara ao lado de Sparda uma vez com o objetivo de defender a ilha dos demônios, mas agora ela precisa da ajuda de Dante para lutar contra Arius, um grande empresário internacional que planeja dominar o mundo usando seu poder demoníaco. Dante joga uma moeda, cuja face revela cabeça, significando que Dante vai ajudar e começa a procurar as Arcanas, itens que são necessários para a reencarnação de Argosax.
Durante um confronto, Arius revela a Lucia que ele é responsável por tê-la criado e quando ela o ataca, ele a manda para longe com sua magia. Dante encontra Lucia, que entrega a última Arcana para ele. Lucia vai enfrentar Arius novamente e Matier recomenda que Dante use as Arcanas para salvar Lucia, que logo aceita depois que na jogada da moeda o resultado deu cabeça. Dante troca as Arcanas por Lucia, que foi capturada por Arius. No entanto, Arius força Dante a se decidir se salva Lucia ou mata ele. Então, Arius foge e Lucia entra em confronto sobre a sua origem, mas logo é acalmada por Dante, que vai atrás de Arius e consegue interromper o ritual de indução de imortalidade graças a uma Arcana falsa que estava no meio das verdadeiras. Dante luta contra Arius e sai vencedor, mas Lucia resolve entrar em confronto com ele sobre quem iria entrar no Mundo dos Demônios. Dante joga a moeda e o resultado é cabeça, indicando que ele vai entrar. Ele entra no Mundo dos Demônios para enfrentar Argosax, enquanto Lucia fica com a moeda do Dante.
Arius volta sob o controle do poder demoníaco, mas é derrotado por Lucia. Dante consegue vencer Argosax no portal, que havia se fechado. Ele dirige sua motocicleta pelo Mundo dos Demônios, enquanto Matier lembra a Lucia sobre o destino de Dante. Lucia olha a moeda de Dante e descobre que os dois lados da moeda são iguais. Tempos depois, Lucia fica se perguntando sobre Dante e ouve um barulho de motocicleta do lado de fora da loja. Logo, ela imediatamente vai investigar do que se trata.
Opinião RetroDorgy
A franquia Devil May Cry faz jus ao status que ela alcançou como uma das melhores franquias dos últimos anos e pode ser colocada em várias listas de melhores franquias de todos os tempos. Devil May Cry tem uma trama envolvente e viciante, fazendo com que o jogador só pare quando consegue finalizar o jogo. A ordem cronológica como ela é apresentada é bem interessante e consegue explicar perfeitamente do que o jogo e a história se tratam. Todo o conjunto é perfeito e comigo, a franquia Devil May Cry tem nota 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário