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O post de hoje será sobre uma versão de Super Mario Bros que não foi lançada para o público da Nintendo – cuja plataforma era o Nintendinho ou Nintendo 8-bits – no ocidente, mas que marcou presença no compilado de jogos do Mario chamado Super Mario All-Stars para Super Nintendo alguns anos depois. Senhoras e senhores, Super Mario Bros: The Lost Levels – ou Super Mario Bros 2, no Japão.
RESUMO
Este jogo foi lançado no dia 3 de junho de 1986 apenas no Japão e é uma sequência direta do jogo Super Mario Bros, lançado no ano anterior para o Nintendinho – Famicom, no Japão. Ao contrário do primeiro, este segundo jogo apresenta uma dificuldade absurda para os padrões da franquia, pois conta com alguns “atrativos” como o cogumelo roxo – ou cogumelo do mal , que causa danos ao jogador, além das Warp Zones que podem fazer com que você volte para mundos anteriores. Além disso, é necessário usar a experiência que foi adquirida com a jogatina do primeiro jogo para enfrentar os desafios do segundo, pois há fases que chegam a ser insanas pelo alto grau de dificuldade em passá-las, fazendo com que o jogador perca muito tempo – e muitas vidas, diga-se de passagem. Além disso, há segredos que estão muito bem escondidos e as Warp Zones estão bem guardadas, usando o primeiro jogo como comparação. Ademais, itens como o trampolim verde foram criados para trazer um pouco mais de dinâmica às fases do jogo, além de ter algumas fases com as chamadas “tempestades de vento” que podem ajudar ou prejudicar o jogador.
ANÁLISE TÉCNICA
Versão 8-bits. Fonte: Imagem Pública/Internet |
Versão All-Stars. Fonte: Imagem Publica/Internet |
Com relação aos gráficos, houve uma melhora em relação ao primeiro porque itens como o cogumelo estão esteticamente mais bonitos do que o encontrado no primeiro, bem como há melhorias nos cenários. Além disso, o jogo apresenta uma melhoria sutil na jogabilidade, principalmente se você está jogando com Luigi, pois ele consegue pular mais alto do que o Mario e também ganha impulso quando ele pula em cima do inimigo, além de parecer mais fluída do que o jogo anterior. Adicione ao “elenco técnico” o alto grau de dificuldade em algumas fases que parecem ser impossíveis de passar, tornando um grande desafio para o jogador, bem como há fases adicionais se comparados ao primeiro jogo, diversificando ainda mais os cenários a serem explorados. Apesar disso, passar do Bowser é muito fácil. Por fim, posso destacar como ponto negativo o fato de que não há o modo de dois jogadores, podendo apenas escolher entre Mario e Luigi para apenas um jogador.
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CURIOSIDADE
Super Mario Bros: The Lost Levels só veio para o ocidente na coleção Super Mario All-Stars lançada para o Super Nintendo em 1993, pois a Nintendo of America considerou o jogo para o Nintendinho muito difícil para a época em que originalmente foi lançado, podendo causar frustração para a experiência dos jogadores.
OPINIÃO RETRODORGY
Super Mario Bros: The Lost Levels é um jogo para aqueles que gostam de grandes desafios, o que pode afastar um pouco os jogadores mais casuais. Quando eu finalizei a versão do Super Mario All-Stars, foi bem difícil, mas quando joguei a versão do Nintendinho, parecia ser ainda mais difícil. Por conta disso, acabei não finalizando-o. Além disso, é um jogo que está bem mais elaborado do que o primeiro, mas a ausência do modo de dois jogadores acabou me frustrando um pouco. Porém, apesar de ter cometido esse deslize, o jogo proporciona algo que gosto: alto grau de dificuldade, mas é um difícil que traz uma boa experiência para quem gosta desse atrativo. Portanto, comigo, Super Mario Bros: The Lost Levels tem nota 10.
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